domingo, 30 de março de 2014
Biografia Tiradentes
BIOGRAFIA TIRADENTES
Tiradentes (1746-1792) foi o líder da Inconfidência Mineira, primeiro movimento de tentativa de libertação colonial do Brasil. Ganhou a vida de diferentes maneiras, além de militar no posto de Alferes, foi tropeiro, minerador, comerciante e se dedicou também às práticas farmacêuticas e ao exercício da profissão de dentista, o que lhe valeu o apelido de Tiradentes. Joaquim José da Silva Xavier ,verdadeiro nome de Tiradentes, foi traído pelo Coronel Joaquim Silvério dos Reis, e preso no Rio de Janeiro e condenado à morte por enforcamento no dia 21 de abril de 1792. Seu corpo foi esquartejado e exposto pelas ruas de Minas Gerais. O dia 21 de abril é feriado nacional.
Tiradentes nasceu na Fazenda do Pombal, localizada entre a Vila de São José, hoje a cidade de Tiradentes, e a cidade de São João del Rei em Minas Gerais. Era filho do português Domingos da Silva Santos, pequeno fazendeiro, e da brasileira Maria Antônia da Encarnação Xavier. Joaquim José da Silva Xavier era o quarto filho de sete irmãos. Ficou órfão de mãe com nove anos e dois anos depois morre seu pai. Para pagar as dívidas a família perde a propriedade e Tiradentes fica sob a tutela de um padrinho, que era cirurgião e vivia na cidade de Vila Rica, hoje Ouro Preto.
Trabalhou como mascate e minerador e tornou-se sócio de uma botica (farmácia) de assistência à pobreza na ponte do Rosário, em Vila Rica, e se dedicou também às práticas farmacêuticas e ao exercício da profissão de dentista, o que lhe valeu o apelido de Tiradentes.
Organizou-se aos poucos a Inconfidência Mineira, primeiro movimento de tentativa de libertação colonial do Brasil, e a ele aderiu o Alferes Joaquim José da Silva Xavier o Tiradentes, que foi a alma do movimento.
Tiradentes em viagem ao Rio de janeiro, procurava conquistar novos adeptos à causa revolucionária. Um dos elementos que ele procurou convencer foi o coronel Joaquim Silvério dos Reis que devia grandes somas à Coroa, mas com medo resolveu denunciá-lo ao governador em troca do perdão de suas dívidas.
Tiradentes acusado como cabeça do movimento negou tudo mas depois confessou, sem no entanto acusar qualquer companheiro como comprovam as atas do processo.
Morreu no dia 21 de abril de 1792, executado na Praça da Lampadosa no Rio de Janeiro. Seu corpo foi esquartejado, ficando sua cabeça exposta em Vila Rica e seus membros espalhados em postes no caminho entre Minas e Rio de Janeiro.
Biografia e autobiografia
BIOGRAFIA E AUTOBIOGRAFIA
Biografia é a história escrita da vida de uma determinada pessoa. A palavra tem origem etimológica nos termos gregos bios, que significa "vida" e graphein, que significa "escrever".
Biografia é a descrição dos fatos particulares da vida de uma pessoa, podendo conter fotos que testemunham os acontecimentos. É um documento que consta a trajetória de vida de uma pessoa, com dados precisos, incluindo nomes, locais e datas dos principais acontecimentos.
A estrutura básica de uma biografia geralmente inclui uma apresentação inicial do protagonista (introdução), a descrição dos principais fatos que compõem a história (desenvolvimento) e uma parte final de caráter subjetivo (conclusão).
Em geral, são feitas biografias de figuras públicas e reconhecidas mundialmente, como políticos, escritores, cientistas, esportistas, artistas, ou de pessoas que deram uma contribuição importante para o mundo.
Se biografia é a história da vida de alguém (já que bio é vida e grafia é texto, escrita), o que você imagina ser autobiografia? O prefixo auto quer dizer "a si mesmo", logo o termo se refere à história da própria vida.
quinta-feira, 27 de março de 2014
Descobrimento do Brasil com quizz no smartkids
Descobrimento do Brasil
Quem descobriu o Brasil?
Foi Pedro Álvares Cabral no dia 22 de
abril de 1500!
A expedição organizada pelos portugueses
a pedido do Rei Dom Manuel tinha como objetivo repetir o feito de Vasco da Gama
e chegar às Índias. Estavam em busca de metais preciosos, como o ouro e a prata, e especiarias!
Não se sabe ao certo por que Cabral
desviou tanto a oeste da sua rota original, sabemos apenas que não fosse isto os portugueses não teriam descoberto as
terras no depois chamado novo mundo.
No dia 22 ouvi-se um grito "terra vista"! Avistaram um monte, que recebeu o nome de Monte Pascoal. O nome dado a terra descoberta foi Terra de Santa Cruz, atualmente cidade de Porto Seguro na Bahia. O nome definitivo, Brasil, só veio alguns anos depois, devido a quantidade de pau-brasil encontrado no litoral!
A carta escrita por Pero Vaz Caminha e enviada para o rei em Portugal descreve com detalhes a viagem, a terra descoberta e os nativos. Este é um importante documento histórico para o Brasil e para o mundo!
O primeiro contato com a população local foi feito no dia 23 de abril. Os índios Tupiniquins, de origem tupi-guarani, habitavam o litoral do sul da Bahia. Apesar do choque entre as diferentes culturas, trocaram objetos e cortesias pacificamente.
Frei Dom Henrique celebrou a primeira missa no dia 26 de abril. E acreditem, era domingo de páscoa!
Era dos descobrimentos marítimos
Portugal
foi, sem dúvida, uma nação que enfrentou diversos desafios para
conquistar outras terras e ser o pioneiro das navegações. O primeiro
desafio foi vencer o temor que se criara no imaginário das pessoas da
época, a respeito de criaturas marinhas gigantes que devoravam os
navios. Quem viu uma dessas criaturas? Ninguém sabia dizer, mas como
todo mito, principalmente na época ocupava um grande espaço na cabeça
das pessoas. Mesmo assim, pioneiros portugueses decidiram explorar o mar
nunca antes navegado com o objetivo principal de expandir o território e
explorar riquezas em outras terras.
As
caravelas eram navios velozes e pequenos. Uma típica caravela
portuguesa tinha de 20 a 30 metros de comprimento, de 6 a 8 de largura,
50 toneladas de capacidade e era tripulada por quarenta ou cinquenta
homens. Com elas era possível navegar pela costa, entrar em rios e
estuários, manobrar em águas baixas, contornar arrecifes e bancos de
areia. Já as naus eram barcos maiores e mais lentos.
Na
viagem de ida, transportam produtos para a troca, provisões, guarnições
militares, armas e canhões. Na volta, trazem mercadorias importantes
para a época, como especiarias, por exemplo.
Pedro Álvares Cabral
foi o navegador português que no dia 22 de abril de 1500, capitão-mor
de uma frota de 13 embarcações, descobriu o Brasil. Descendente de
família nobre, estudou em Lisboa onde aprendeu literatura, história,
cosmografia, artes militares e técnicas náuticas. Em 1499 foi nomeado
pelo rei D. Manuel o capitão-mor da armada que seguiria para às Índias,
seguindo a rota recém inaugurada por Vasco da Gama, contornando a
África, com a missão diplomática e comercial. Para evitar as calmarias a
rota foi desviada e a expedição tomou o rumo sudoeste, para bem longe
da costa africana, por isso chegou até as terras mais longínquas para
descobrir o Brasil.terça-feira, 25 de março de 2014
Assinar:
Postagens (Atom)