RELEVO E SUAS TRANSFORMAÇÕES
quinta-feira, 18 de setembro de 2014
quarta-feira, 3 de setembro de 2014
quarta-feira, 27 de agosto de 2014
Chico Bento no shopping
Vídeo: Chico Bento no shopping
Nas nossas aulas de Geografia, continuamos estudando sobre as diferenças entre o meio urbano e rural. Já assistimos um vídeo onde o primo do Chico Bento vai para roça visitá-lo. Agora a situação é inversa, o Chico Bento visita seu primo na cidade. Após assistir, comente sobre o que o Chico achou deste passeio. Atenção!!! Procure relembrar nossas aulas e relacionar seus comentários com o que já estudamos.
O INCRÍVEL MUNDO DOS RINS
Agora que já estudamos sobre o sistema urinário, vamos assistir a esse vídeo que fala sobre a importância do bom funcionamento do nosso rim para o sistema urinário e para todo o nosso organismo. Após assistir, faça comentários relacionando o assunto do vídeo com as nossas aulas.
terça-feira, 29 de julho de 2014
quinta-feira, 24 de julho de 2014
terça-feira, 24 de junho de 2014
terça-feira, 27 de maio de 2014
FOTOSSÍNTESE
Esse vídeo mostra todo o processo da fotossíntese, assim como aprendemos em sala de aula! Vamos revisar nossos conhecimentos assistindo e comentando o vídeo.
Na roça é diferente!!
Pessoal, este vídeo mostra as diferenças entre a roça e a cidade, retomando alguns conceitos e atividades que tivemos em sala de aula. Algúem se habilita dizer quais são as vantagens e desvantagens de viver no campo???? E na cidade???
sexta-feira, 9 de maio de 2014
Origem do futebol
Embora não se tenha muita certeza sobre os primórdios do futebol, historiadores descobriram vestígios dos jogos de bola em várias culturas antigas.
Charles Miller foi o pai do futebol no Brasil |
História do Futebol: origens
Origens do futebol na China Antiga
Na China Antiga, por volta de 3000 a.C, os militares chineses praticavam um jogo que na verdade era um treino militar. Após as guerras, formavam equipes para chutar a cabeça dos soldados inimigos. Com o tempo, as cabeças dos inimigos foram sendo substituídas por bolas de couro revestidas com cabelo. Formavam-se duas equipes com oito jogadores e o objetivo era passar a bola de pé em pé sem deixar cair no chão, levando-a para dentro de duas estacas fincadas no campo. Estas estacas eram ligadas por um fio de cera.
Origens do futebol no Japão Antigo
No Japão Antigo, foi criado um esporte muito parecido com o futebol atual, porém se chamava Kemari. Praticado por integrantes da corte do imperador japonês, o kemari acontecia num campo de aproximadamente 200 metros quadrados. A bola era feita de fibras de bambu e entre as regras, o contato físico era proibido entre os 16 jogadores (8 para cada equipe).
Origens do futebol na Grécia e Roma
Os gregos criaram um jogo por volta do século I a.C que se chamava Episkiros. Neste jogo, soldados gregos dividiam-se em duas equipes de nove jogadores cada e jogavam num terreno de formato retangular. Na cidade grega de Esparta, os jogadores, também militares, usavam uma bola feita de bexiga de boi cheia de areia ou terra. O campo onde se realizavam as partidas, em Esparta, eram bem grandes, pois as equipes eram formadas por quinze jogadores.Quando os romanos dominaram a Grécia, entraram em contato com a cultura grega e acabaram assimilando o Episkiros, porém o jogo tomou uma conotação muito mais violenta.
O futebol na Idade Média
Há relatos de um esporte muito parecido com o futebol, embora usava-se muito a violência. O Soule ou Harpastum era praticado na Idade Média por militares que dividiam-se em duas equipes : atacantes e defensores. Era permitido usar socos, pontapés, rasteiras e outros golpes violentos. Há relatos que mostram a morte de alguns jogadores durante a partida. Cada equipe era formada por 27 jogadores, onde grupos tinham funções diferentes no time: corredores, dianteiros, sacadores e guarda-redes.
FIFA
No ano de 1904, foi criada a FIFA ( Federação Internacional de Futebol Association ) que organiza até hoje o futebol em todo mundo. É a FIFA que organiza os grandes campeonatos de seleções ( Copa do Mundo ) de quatro em quatro anos.
Bola de futebol : final do século XIX
História do Futebol no Brasil
Nascido no bairro paulistano do Brás, Charles Miller viajou para Inglaterra aos nove anos de idade para estudar. Lá tomou contato com o futebol e, ao retornar ao Brasil em 1894, trouxe na bagagem a primeira bola de futebol e um conjunto de regras. Podemos considerar Charles Miller como sendo o precursor do futebol no Brasil.
O primeiro jogo de futebol no Brasil foi realizados em 15 de abril de 1895 entre funcionários de empresas inglesas que atuavam em São Paulo. Os funcionários também eram de origem inglesa. Este jogo foi entre FUNCIONÁRIOS DA COMPANHIA DE GÁS X CIA. FERROVIARIA SÃO PAULO RAILWAY.
O primeiro time a se formar no Brasil foi o SÃO PAULO ATHLETIC, fundado em 13 de maio de 1888.
Em 1950, a Copa do Mundo foi realizada no Brasil, sendo que a seleção brasileira perdeu o título, em pleno Maracanã, para a seleção Uruguaia (Uruguai 2 x Brasil 1). Em 2014, a Copa do Mundo de Futebol será realizada novamente no Brasil.
Você sabia?
- Comemora-se em 19 de julho o Dia Nacional do Futebol. A data foi instituída pela antiga CBD (Confederação Brasileira de Desportos) em homenagem ao time mais antigo do Brasil. O Sport Club Rio Grande, da cidade de Rio Grande (RS), foi fundado em 19 de julho de 1900.
quinta-feira, 8 de maio de 2014
COPA DO MUNDO DE 1970
Pela primeira vez na história, a Copa do Mundo da
FIFA foi transmitida em cores para o mundo todo. Dezenas de milhões assistiram
encantados à excepcional participação do Brasil, que abrilhantou o espetáculo
com uma linda exibição de futebol ofensivo e venceu merecidamente a competição
pela terceira vez. A vitória por 4 a 1 sobre a Itália na final deu ao país o
direito de ficar com a Taça Jules Rimet. Para Pelé, foi a despedida perfeita das
competições internacionais.
O Rei ( Pelé) tinha ameaçado não voltar após uma experiência
frustrante na Inglaterra, onde fora literalmente chutado para fora do torneio.
Mas ele retornou e encontrou seu lugar em uma seleção com muito talento,
formando um ataque irresistível com Jairzinho, Gérson, Tostão e Rivellino. Nada
melhor do que o quarto gol contra a Itália na final para captar a beleza do
futebol brasileiro: Pelé viu o lateral avançar pela direita, solto, e deu um
passe milimétrico para o capitão Carlos Alberto Torres concluir um lance que
teve a participação de sete jogadores com um chute de primeira que superou o
goleiro Enrico Albertosi e entrou junto ao poste.
Antes do torneio, o calor intenso e a altitude já
causavam receios sobre a saúde dos jogadores, mas as preocupações aumentaram
ainda mais com a decisão de as partidas serem jogadas ao meio-dia para atender a
exigências televisivas na Europa. Outros sinais dos novos tempos foram as duas
substituições por equipe, cartões vermelhos e amarelos para os árbitros e uma
bola adidas, a famosa Telstar em padrão xadrez preto e branco.
Fatos Rápidos
- Equipes: 16
- Quando: 31 Maio 1970 a 21 Junho 1970
- Final: 21 Junho 1970
- Jogos: 32
- Gols: 95 (média 3.0 por partida)
- Público: 1603975 (média 50124)
sábado, 19 de abril de 2014
O solo - vídeo
DESAFIO : ASSISTIR AO VÍDEO E COMENTAR
Através deste vídeo podemos visualizar vários conhecimentos que tivemos em sala de aula.
O desafio é: assistir ao vídeo e comentar sobre as atitudes dos dois trabalhadores. Tomaram as atitudes corretas? O que realizaram com o que a natureza podia proporcionar? Quais os perigos que surgiram ?, etc.....
VETIVER - DESENHO ANIMADO
Solo - Erosão
EROSÃO DO SOLO
Erosão é o desgaste do solo e das rochas e seu transporte, em geral feito pela água da chuva, pelo vento ou, ainda, pela ação do gelo, quando expande o material no qual se infiltra a água congelada. A erosão destrói as estruturas (areias, argilas, óxidos e húmus) que compõem o solo, levando seus nutrientes e sais minerais existentes para as partes baixas do relevo.
Em solos cobertos pela vegetação a erosão é muito pequena e quase inexistente, mas é um processo natural sempre presente e importante para a formação dos relevos. O problema ocorre com a retirada das vegetações para uso agrícola, deixando o solo exposto e tornando a erosão, o que pode levar à desertificação.
IMAGENS DE EROSÃO DO SOLO
Solo - Esgotamento
O que é esgotamento do solo?
As plantas retiram do solo os nutrientes. Com o passar do tempo o solo vai perdendo os nutrientes. A esse fato chamamos de esgotamento do solo.
O solo precisa estar em plenas condições de plantio para que os agricultores possam ter boa colheita. Certos agricultores ainda insistem em práticas erradas de limpar o solo como as queimadas.
Maneiras de Evitar Esgotamento do Solo
Rotação de cultura
A rotação de cultura consiste no plantio de diferentes tipos de produtos, em determinados períodos alternados, num mesmo terreno. Como, por exemplo: de janeiro a julho o plantio é feito de arroz, de julho a setembro de cana-de-açúcar e assim alternadamente. Durante um período de tempo o solo deve repousar. Nesse período, o solo será usado para outra atividade como o pasto ou o plantio de vegetais, que renovam a fertilidade. Dessa forma, evita-se o esgotamento do solo.
Adubação
A adubação do solo é a mistura dos elementos nutritivos com a terra. Existem três tipos de adubação: orgânica, inorgânica e verde.
- Adubação orgânica é feita a base de decomposição de restos de vegetais e animais (folhas, estrume, frutas podres).
- Adubação inorgânica é feita de forma industrializada e são classificados como nitrogenados, potássicos e fosfatados.
- Adubação verde é feita de certas bactérias encontradas em leguminosas como o feijão e a soja, que absorvem o nitrogênio do ar transformando em nitrato (nutriente que a planta aproveita e enriquece o solo
- Irrigação
- A terra precisa estar irrigada, ou seja, úmida para que haja vida, para que as plantas floresçam e deem frutos. O elemento fundamental para a irrigação do solo é a água. A água pode ser obtida de várias maneiras como pela chuva, o desvio de água dos rios, abertura de poços e valas, construção de açudes e por meio de bombas.
Drenagem
A drenagem é o meio de escoamento de água em solo encharcado. O excesso de água torna o solo impróprio para o plantio sendo necessária a drenagem da água. A drenagem pode ser feita de várias formas: abrindo valas, fazendo declives no terreno, usar bombas para a retirada da água ou manilhas perfuradas.Arejamento
As plantas também precisam de ar para sua vitalidade. Para que haja a respiração das plantas é necessário afofar a terra. Isso mesmo! Afofar é um trabalho realizado com eficiência pelas minhocas quando estão à procura de alimento.
Imagens de solo com características de esgotamento
Imagens de solo fértil
preparação do solo |
solo fértil - plantio |
Solo fértil - plantio com vegetação natural |
Assinar:
Postagens (Atom)